BRINCAR E AS BASES DO SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL |
Marilena Flores Martins |
"O desejo de ser feliz é um aspecto central da nossa natureza. Nós devemos começar estabelecendo os fatores-chave que afetam a felicidade de uma pessoa. A vida familiar e pessoal vem em primeiro lugar em todo estudo, enquanto a vida no trabalho e na comunidade ocupa uma posição importante. A saúde e a liberdade também são cruciais, e o dinheiro conta também, mas de uma maneira muito específica."
Richard Layard - Prêmio Nobel de Economia e consultor britânico para questões de mercado de trabalho." A Felicidade está de volta" A busca da felicidade é algo tão antigo quanto o ser humano.Em suas pesquisas sobre o tema, Richard Layer constatou que, embora nas últimas décadas um grande número de pessoas em todo o mundo tenha sido beneficiado por um notável crescimento economico, dispondo de mais bens materiais e de sistemas educacionais e de saúde mais aprimorados, isso não as tornou mais felizes. Mesmo nos países desenvolvidos, as estatísticas apontam um número maior de pessoas com depressão, enquanto que, outros indicadores de insatisfação, a violência e a criminalidade, estão muito mais elevados tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Analisemos algumas condições para que o ser humano alcance a felicidade: desde cedo as crianças incluem-se no mundo por meio dos vínculos que estabelecem com os adultos que delas cuidam. Ainda pequenas demonstram de forma evidente suas necessidades básicas que vão desde a alimentação e dos cuidados pessoais, ao afeto, ao estímulo e ao reconhecimento. Várias pesquisas têm demonstrado que, ao brincar com as crianças durante os primeiros anos de vida, pode-se evitar problemas de saúde, do ponto de vista emocional e físico. A oferta de permanentes desafios e contatos facilita a formação de vínculos positivos com os adultos, influenciando a sua vida futura. Ao atender as crianças em suas necessidades e ao brincar com elas, estaremos tornando-as resilientes e aumentando suas oportunidades para serem felizes. Em pesquisa recente realizada pela marca OMO, denominada " A Descoberta do Brincar", 98% dos pais concordam que "devemos preparar as crianças para serem adultos bem sucedidos profissionalmente" enquanto que 78% declaram que brincar "deixa as crianças mais felizes". (www.omo.com.br). Freqüentemente, o sucesso profissional tem sido considerado como um dos fatores condicionantes da felicidade, e o desejo de adquirir um status sempre maior parece ser parte integrante dos nossos genes. Por esta e outras razões, o sucesso escolar das crianças e jovens é uma preocupação compartilhada por pais, educadores, gestores públicos e, mais recentemente, pelo setor produtivo, uma vez que se constitui em um dos pilares para a inclusão social dos indivíduos e para o progresso das comunidades. As novas tecnologias e o poder da ciência, no entanto, exigem novas formas e processos educacionais, em substituição aos paradigmas que não estão mais funcionando em decorrencia das rápidas mudanças que ocorrem no mundo globalizado. Da mesma forma é preciso que analisemos os conteúdos educacionais e os objetivos e valores que carregam. Associadas às chamadas ciências humanas, as brincadeiras e as atividades lúdicas, revestem-se de grande importância se as considerarmos como o principal instrumento pelo qual as crianças pesquisam e aprendem. O Dr. Howard Gardner é psicólogo e pesquisador da Universidade de Harvard sobre a estrutura e funcionamento da mente humana e vem se especializando como consultor emérito para a área do desenvolvimento profissional. Na apresentação da sua teoria mais recente, a das cinco mentes para o futuro, sintetizou seus estudos de como as pessoas aprendem, nas cinco maneiras de utilizá-la, caracterizando uma pessoa bem-sucedida, tanto na escola quanto nas profissões ou local de trabalho, a partir desse estudo. São elas: Mente disciplinada; Mente sintetizadora; Mente criadora; Mente respeitosa; Mente ética. As atitudes mais consistentes para que crianças e jovens desenvolvam a mente disciplinada são justamente o comprometimento e a dedicação que precisam demonstrar ao aprender e aperfeiçoar os conteúdos que comporão seu desempenho profissional futuro, conteúdo esse que deverá ser continuamente complementado com novos conhecimentos. Quando brincam, as crianças desenvolvem espontaneamente estas qualidades, pois sua curiosidade natural faz com que se comprometam integralmente na exploração dos diferentes aspectos de uma brincadeira, por exemplo, fazendo correlações e assumindo a postura dedicada e disciplinada de um cientista. A mente sintetizadora seleciona as informações mais importantes entre uma série delas e as organiza de modo a fazer sentido para sí mesmo e para os outros. A capacidade de sintetizar pode ser estimulada e desenvolvida principalmente pelos desafios oferecidos pelos jogos com regras como por ex. damas, xadrez e outros. Ler, ouvir, narrar ou interpretar uma história, estimulam igualmente a criança para que desenvolva sua capacidade de síntetização e seu espírito crítico, habilidades essenciais para o bom desempenho futuro. Desenvolver mentes criadoras significa oferecer às crianças oportunidades e desafios diversificados que as instiguem a refletir sobre os meios para atingir os seus objetivos e onde tenham inclusive possibilidade de errar, fortalecendo sua auto-confiança para seguir adiante. Brincar com os elementos da natureza, visitar parques, museus e outros equipamentos de cultura e lazer poderá oferecer inúmeras possibilidades de vivências criativas, além de atividades não estruturadas como: música, teatro, jogos dramáticos, dança, pintura, escultura, poesia e toda forma de arte A mente respeitosa está diretamente relacionada à nossa vida em grupo, seja em família ou em sociedade e também à capacidade que temos de desenvolver a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. A sensação de pertencimento é essencial para a formação de vínculos saudáveis e repeitosos entre crianças e adultos. Quem a desenvolve cuida igualmente do ambiente ao seu redor, seja cultivando os valores morais no processo educacional, seja estimulando nas crianças, os cuidados com o seu entorno. Brincar em parques e áreas públicas desenvolve não só o sentido de pertencimento mas oferece inúmeras oportunidades para exercitar o respeito e tolerância às diferenças e aos recursos naturais, colaborando inclusive para a sua preservação em consideração às geraçãoes futuras A ética é um conceito mais abstrato, mas refere-se igualmente ao modo como pensamos e agimos no desempenho de nosso papel social, isto é, em nosso relacionamento com o outro. Precisa ser cultivada, vivenciada e altamente valorizada pois, caso contrário, poderemos acabar não conseguindo aprimorar os níveis de desempenho, e nem sequer produzir trabalhadores que gostam do que fazem. As mentes éticas são confiantes e confiáveis, responsabilizando-se tanto por suas ações, quanto pelo seu papel social de cidadão que dá sua contribuição ao mundo, em busca da felicidade para um crescente número de pessoas. Sua educação está assentada em valores como: bondade, honestidade, esperança e alegria em fazer bem feito. Ao brincar e fantasiar, desempenhando diferentes papéis, as crianças poderão vivenciar tanto situações de conflito, resolvendo-as por meio de uma catarsis, como sonhar com seu futuro profissional, fazendo planos e descobrindo o significado de suas vidas. Desde cedo, as crianças precisam ter experiências em que elas possam descobrir o significado de viver neste mundo, o significado das relações interpessoais. Talvez a razão mais importante pela qual as crianças brincam, seja pela descoberta do significado. Formar pessoas e desenvolver as mentes para o futuro terão conseqüências marcantes nos caminhos para a sobreviência e a prospe |
20/11/2007 |
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