PSICOTERAPIA CORPORAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
ROCHA, Brasilda |
Este estudo focaliza a tensão corporal da criança através do uso do brinquedo, identificando o tipo de energia de cada brinquedo, partindo do pressuposto que este representa as relações objetais da criança, onde se originam os conflitos, e como tal serve como objeto de transição entre a mãe e a criança. A partir destes conceitos, fizemos a formulação de nossa hipótese de investigação. Observamos 95 brinquedos relevantes para esta amostragem e reunimos 40 crianças de 4 a 17 anos, todas com a mesma característica de estarem em processo psicoterápico e de residirem numa cidade do interior do estado de São Paulo. Nosso processo de investigação iniciou-se após a classificação dos 95 brinquedos utilizados no contexto terapêutico, e destas crianças submetidas ao tratamento psicoterápico. Todas com seus respectivos diagnósticos psicológicos, associados à estrutura de caráter, conforme a classificação de Alexander Lowen. Na elaboração do registro dos dados, houve o mesmo critério para todos os brinquedos e fases de caráter, para reduzir a margem de erros no processamento dos dados. COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO ROCHA, Brasilda. Psicoterapia corporal com crianças e adolescentes. In: ENCONTRO PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRASIL/LATINO-AMÉRICA, XIII, VIII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008. CD-ROM. [ISBN - 978-85-87691-13-2]. Disponível em: www.centroreichiano.com.br. Acesso em: ____/____/____. Após vários levantamentos desses dados, pudemos obter uma análise quantitativa e qualitativa através do processamento dos mesmos. O objetivo da terapia com a criança é refazer a sua matriz de identidade, o que denominamos de rematrização de identidade. Isto para que ela possa reparar situações traumáticas de experiências emocionais dos primeiros momentos de vida. Na neurose não existe o fluxo libidinal, e para atingirmos o fluxo, devemos fazer o processo de metabolização, o qual mobiliza o sistema vegetativo. Partindo deste pressuposto, o que fazemos em terapia corporal é tratar o brinquedo em seu aspecto ativo. Nestas intervenções podemos mobilizar a energia em estase e/ou modificar este fluxo energético, através dos "brinquedos" -que servem como facilitadores para a nossa entrada no mundo da criança, sem interromper seu "circuito energético". Nosso objetivo é reconstruir o fluxo libidinal e o sentimento profundo de ser amado. Este trabalho propõe estudar a profilaxia da neurose, ou seja, o acompanhamento de bebês até entrarem na fase da adolescência, conjuntamente com os pais, desde o reconhecimento das couraças e a necessidade de trabalharmos a função terapêutica e pedagógica do brinquedo, objetivando a prevenção dessas couraças. Portanto, sistematizamos os tipos de brinquedos que correspondem ao fluxo energético de cada fase do desenvolvimento da criança, para que possamos ampliar este espaço interno e evitar padrões de tensões emocionais. A intervenção terapêutica faz-se necessária exatamente para propiciar a evolução da matriz materna, assim como a elaboração da própria brincadeira. Retratando o dia-a-dia das crianças, suas buscas de prazeres e a necessidade de serem criativas, quebrando as regras dos jogos, COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO ROCHA, Brasilda. Psicoterapia corporal com crianças e adolescentes. In: ENCONTRO PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRASIL/LATINO-AMÉRICA, XIII, VIII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008. CD-ROM. [ISBN - 978-85-87691-13-2]. Disponível em: www.centroreichiano.com.br. Acesso em: ____/____/____. construindo suas próprias regras, sendo fiéis às suas dores, suas angústias, seus temores, à sua vida, que está tão próxima à memória somática de sua concepção, a este fio condutor de sua pulsação energética. Nosso objetivo científico é a comparação destas idéias básicas detectadas de acordo com as características do brinquedo, em concordância com a fase da evolução psíquica, para fazer a proposta operativa que propicia o processo terapêutico (uma evolução mais rápida e precisa). Desta forma, tornou-se relevante e significativa esta coleta, a qual não limitou o quadro da pesquisa, refletindo as relações reais, permitindo comprovar a validade das idéias e hipóteses iniciais. Como terapeutas de crianças, temos como um dos nossos recursos técnicos "os brinquedos" -que servem como facilitadores para a nossa entrada no mundo da criança, sem interromper seu circuito energético. A terapia da criança no enfoque corporal trata da relação de duas pessoas que brincam juntas, onde o trabalho do terapeuta é trazer a criança para um campo em que ela ainda não brincou. É necessário que o terapeuta esteja trabalhado e aberto na maior amplitude possível deste campo. A partir dos resultados de nossas pesquisas criamos o "workshop de brinquedos" para terapeutas, com o objetivo de ajudá-los a criar condições necessárias para que possam aprender a brincar livremente com a criança. Trabalhando o papel do terapeuta com os brinquedos, procuramos levá-lo "onde ele não brincou" para abrir espaço energético na relação terapeuta-brinquedo-criança. Estamos num momento social de transformação, onde devemos salientar nosso processo de síntese, que poderá ser realizado na relação afetiva, evidenciando o nosso objetivo, que é criar condições necessárias para que possam brincar livremente com a criança. COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO ROCHA, Brasilda. Psicoterapia corporal com crianças e adolescentes. In: ENCONTRO PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRASIL/LATINO-AMÉRICA, XIII, VIII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008. CD-ROM. [ISBN - 978-85-87691-13-2]. Disponível em: www.centroreichiano.com.br. Acesso em: ____/____/____. É muito importante o nosso arcabouço teórico, mas é muito mais importante a peculiaridade de uma relação, onde as respostas estão na própria criança, somente a nossa dedicação amorosa fará com que libertemos da dor de nossas crianças. SINTESE Abordar os conceitos teóricos e práticos da terapia corporal com crianças e adolescentes, visando concretizar posturas e condutas em procedimentos terapêuticos. Levar a criança a aprender de que maneira explorar o brinquedo e seu significado no desenvolvimento de sua personalidade. O brinquedo simboliza o corpo, e é utilizado como uma interpretação e/ou intervenção no processo psíquico e corporal. Localizar a tensão corporal da criança através do uso do brinquedo. Indicações Bibliográficas ABERASTURY, A. El niño y sus juegos. 1.ed. Buenos Aires: Paidos, 1968. ______. Psicanálise da criança. Tradução de Ana Lúcia Leite de Campos. 1.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982. BOADELLA, D. Nos caminhos de Reich. São Paulo: Summus Editorial, 1985. BRENNAM, B. Mãos de luz. São Paulo : Editora Pensamento, 1987. BOYESEN, G. Cadernos de psicologia biodinâmica - n.1. São Paulo: Summus Editorial, 1983. ______. Cadernos de psicologia biodinâmica - n.2. São Paulo: Summus Editorial, 1983. ______. Cadernos de psicologia biodinâmica - n.3. São Paulo: Summus Editorial, 1983. COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO ROCHA, Brasilda. Psicoterapia corporal com crianças e adolescentes. In: ENCONTRO PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRAS |
01/09/2008 |
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