ASSOCIANDO PALAVRAS
Um dos jogadores é definido de alguma forma (par ou ímpar, dois ou um, idade, etc.) para escolher uma palavra, por exemplo, CASA. O próximo jogador imediatamente, deve dizer alguma palavra que se relaciona a ela, por exemplo, PORTA, o próximo por sua vez, faz a mesma coisa e diz, MADEIRA e assim por diante. Todos têm que ficar atentos, pois só podem ficar pensando por alguns segundos (combinados pelo grupo) para dar a sua palavra. Caso alguém não consiga responder no tempo proposto sai da rodada. Vence o último que permanecer na brincadeira. O jogo continua até que todos possam iniciar uma rodada dando a primeira palavra. Uma alternativa é jogar cooperativamente, ou seja, da mesma forma mas sem eliminar os participantes a cada rodada.
TROCANDO LETRAS
Um dos participantes é definido (par ou ímpar, dois ou um, idade, etc.) para iniciar o jogo escolhendo uma palavra, por exemplo, SOL e a escreve num papel. O próximo jogador deve escrever abaixo uma outra palavra com sentido trocando apenas uma das letras da palavra anterior; o próximo jogador deve proceder da mesma forma e assim sucessivamente. O jogador que não conseguir encontrar nenhuma palavra sai da rodada e o jogo continua até que ninguém mais consiga. Quando isto acontecer o jogador que venceu a última rodada inicia uma nova.
Uma alternativa é jogar cooperativamente, ou seja, da mesma forma, mas sem eliminar os participantes a cada rodada.
SOL
SAL
TAL
TIL
TIO
CIO
FIO |