Preparação:
Os participantes decidem de alguma forma quem será a onça. Ela tem a tarefa de esconder as peças do quebra-cabeça combinando com o grupo de participantes - os animais da floresta - a área em que as peças serão espalhadas.
Descrição da brincadeira:
Depois de escondidas as peças, a onça dá o sinal de largada e os animais saem para encontrá-las. Eles têm 5 minutos (contados no relógio) para achar as peças e montar o quebra-cabeça. Se os animais conseguirem tal proeza ganham o jogo. Entre eles, decidem, de alguma maneira, quem vai para o lugar da onça e a brincadeira recomeça. Caso não consigam montar o quebra-cabeça em tempo, a onça vence a brincadeira. Ela, então, recolhe as peças, as esconde outra vez e dá início a uma nova partida.
Obs: O tempo para procurar as peças pode ser ajustado para mias ou para menos, tornando a brincadeira mais fácil ou mais difícil, de acordo com o perfil do grupo.
Alternativa: Se o grupo de participantes for grande, divida os animais da floresta em equipes. Utilize um quebra- cabeça diferente para cada uma delas. A onça mistura as peças de todos eles e as esconde pela área combinada. A equipe que conseguir montar o seu quebra- cabeça no tempo determinado vence a brincadeira. |