1.Esta atividade reúne uma pesquisa interessante e muita imaginação! Num passeio com as crianças ao parque ou à mata, colete sementes, frutos secos, folhas e galhos. Com este material, cola, barbante e tesoura, promova uma oficina de criação e confecção de brinquedos, bonecos, instrumentos musicais. Depois disso, juntos, vocês poderão consultar livros de botânica e jardinagem para buscar informações sobre o nome das plantas ou árvores, sementes, flores e frutos coletados e suas espécies.
2.Em visita a algum viveiro ou consultando algum de livro de plantas ou flores de jardim proponha a cada criança adotar uma plantinha. O processo pode começar no plantio das sementes ou ainda com uma muda. Cada criança se responsabiliza pelos cuidados diários de sua planta e observa todos os dias o que está ocorrendo com ela anotando os achados principais. Um registro fotográfico das diferentes etapas de desenvolvimento, se possível, também é bem interessante. O grupo compara todos os dias as diferenças e semelhanças entre as diferentes plantas e/ou flores, analisando os diferentes resultados. Ao final, que tal fazer uma exposição aos pais e às outras crianças. Exponham todas as plantas e flores, as fotos e uma síntese dos principias etapas e achados mais interessantes.
3.Procure um algum lugar em que se possa fazer uma brincadeira muito divertida mas que produz uma "bela" sujeira. Ao final, no entanto, tudo poderá ficar limpo de novo. Consiga um pouco de terra e junto com as crianças misture água até que se consiga uma lama. O mesmo poderá ser feito com argila. Quando se obtiver a consistência desejada, proponha ao grupo tirar os sapatos e pisar na lama, bem devagarzinho, de forma a sentir que ela entra por entre todos os dedos de pé. A sensação é muito gostosa e o divertimento nem se fala! Depois,todo mundo: mãos à obra! É hora de limpar a bagunça.
4.Com as crianças, colha um pouco de terra de diferentes lugares e coloque cada amostra, separadamente, em saquinhos plásticos transparentes. Com as crianças compare as diferentes texturas dos solos e, entre outras possibilidades, como cada um deles absorve a água, por exemplo.
5.Dentro de um saquinho Zipa Tudo transparente ou equivalente, que se feche completamente, coloque duas ou três folhas de papel toalha ou guardanapos de papel bem umedecidos. Sobre o papel coloque 3 sementes de feijão ou milho ou amendoim cru, por exemplo. Observe com as crianças a forma interessante como as sementes se transformam e se desenvolvem com o tempo.
Autor/Fonte: fonte: www.nypl.org (28/02/2007) |