1.Leve as crianças a um local reservado de um parque.
2.Depois de colocar vendas nos olhos de todas, forme uma fila, como se fosse uma lagarta, onde cada criança deverá colocar o braço no ombro da que está à frente dela.
3.Conforme você as conduz, diga-lhes que deverão ouvir, cheirar e sentir o que se passa ao redor, o mais plenamente que puderem.
4.Faça paradas freqüentes em pontos interessantes ao longo do caminho, tais como árvores e rochas diferentes, ou para que sintam o perfume de uma flor ou de um arbusto. Quanto mais variados forem os elementos ao longo do caminho, melhor. Para isso, caminhem dentro e fora da trilha, sigam um leito seco de um riacho ou entrem e saiam de clareiras ensolaradas.
5.Quando achar que já caminharam o suficiente, retire as vendas. Agora as crianças devem tentar encontrar o caminho de volta até o ponto de partida.
Às vezes, antes de começarem a fazer o caminho de volta, peço-lhes que desenhem ou façam um traçado de como elas acham que foi o caminho e os locais por onde passaram. Assim, elas aprenderão a transformar em figuras os sons, cheiros e toques que sentiram. O som de patos pode indicar uma lagoa ou pântano; perfume poderá significar flores. Sempre que possível, deixe que as crianças descubram o caminho de volta por conta própria.
Atenção: Lagartas muito longas ficam facilmente congestionadas e difíceis de lidar.
Número de participantes: 2 a 5 por monitor |