BOM DIA MALUCO
 
Proposta: D-Integração do Grupo
Contribuições
Este jogo permite a tomada de consciência dos participantes que as convenções sociais variam de uma cultura para outra, e, mais que isto, que estes comportamentos coletivos têm uma história social. As crianças, especialmente as mais velhas, podem captar as idéias de "relativização" e de "diferenças culturais".
Participantes: 30
Espaço necessário: Sala
Duração: 15 minutos                 Ritmo: Médio
Material necessário
Nenhum
Descrição da Dinâmica
Objetivo: saudar uns aos outros de maneira original

Desenvolvimento:
As pessoas se deslocam em um espaço previamente delimitado. A um sinal dado pelo animador, eles são convidados a se encontrar e a se saudar da maneira mais excêntrica e original possível. Eles podem falar, fazer mímicas ou caretas. Ao segundo sinal, eles se separaram e voltam a perambular pelo espaço, o tempo de imaginar uma nova idéia.

Observação
O animador pode se juntar ao grupo mas deverá estar consciente que a sua participação pode influenciar o comportamento dos demais. É preferível que ele se abstenha de participar no início. Ele pode, por outro lado, estimular o jogo anunciando, na fase de perambulação: "Imagem que nós estamos no planeta dos marcianos, que somos todos marcianos." ou "... bruxas, ou extraterrestres...".

Variante
O animador pode ser mais estrito e lançar, na fase de perambulação, uma idéia do tipo: "Imaginem que vocês não têm os braços, nem as mãos, estamos no país dos sem braços."
Fonte: JOUONS ENSEMBLE, editado por "Non-Violence Actualité"

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA
 
 
Fechar [X]

Fechar [X]

Fechar [X]

Fechar [X]

Fechar [X]