TEIA DE ARANHA
Proposta: D-Resolução de Problemas
Contribuições
Esta atividade faz todos trabalharem em equipe enquanto buscam solucionar um problema.
Participantes: 15 a 20
Espaço necessário: Externo ou interno amplo
Duração: de 15min. a 30min. dependendo do tamanho do grupo                 Ritmo: Moderado
Material necessário
Barbante
Descrição da Dinâmica
Antes de Jogar:
Utilizando um barbante deve ser feita uma teia de aranha. Essa teia pode ser armada entre duas árvores, dois postes ou outro espaço de mais ou menos dois metros de largura. A teia de aranha deve ter espaços de vários tamanhos.

Jogando:
A idéia é que todo grupo passe pela teia de aranha sem tocá-la, isto é sem tocar o cordão.Exemplo: Alguns do grupo levantam um dos participantes e o atravessam, com muito cuidado, por um dos espaços da teia de aranha. Cada participante pode escolher através de qual espaço quer passar. Os participantes descobrirão que toda pessoa cabe num espaço mais reduzido que pensaram. Outra versão que inventamos é propor ao grupo que todos fiquem numa cova e que a única saída é através de uma cerca eletrificada. O grupo tem que se salvar, e ninguém deve tocar a cerca. É preciso achar uma saída para que o primeiro saia com a ajuda dos outros; logo sai um atrás do outro. O grupo consegue salvar-se quando todos passam pela cerca sem tocá-la.

Para que não fiquem presos:
Este jogo é muito emocionante. Significa muito contato físico e confiança.cada participante é levantado pelos outros e transladado por alguns espaços.Cada pessoa deve confiar que seus companheiros vão tratá-la com cuidado ao passá-la de um lado para o outro. É importante que o facilitador ponha ênfase na meta do grupo.A idéia é conseguir que todos passem.Depois do jogo pode-se comentar o que aconteceu: se houve confiança, o que foi que sentiram e se isso se relaciona com outros trabalhos que o grupo realiza.
Fonte: BROWN, Guillermo - Jogos Cooperativos: Teoria e Prática - Ed.Sinodal- RS- 2001

 


E-Mail: abrinquedoteca@abrinquedoteca.com.br
Website: http://www.abrinquedoteca.com.br
© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados para Abrinquedoteca