CHAPÉU CHAPÉU |
Proposta: D-Concentração-Percepção |
Contribuições |
Pode ser usado na apresentação inicial dos participantes, que a farão de forma descontraída, em função dos desafios de atenção propostos.
Observação do autor: Pesquisando em livros especializados, muitos dos quais em língua portuguesa, pudemos elaborar cem jogos para o aprimoramento da capacidade de concentração. Julgamos inoportuno reproduzi-los, uma vez que não nos parece difícil ao leitor interessado a obtenção desses diferentes jogos, bem como a explicitação de suas regras. É importante alertar que nos manuais de jogos nem sempre se especifica sua utilidade no treinamento e aprimoramento físico e sensorial mas, da mesma forma como um professor de educação Física aprendendo um exercício novo saberá, sem dificuldade, diagnosticar quais as vantagens e desvantagens de seu emprego para este ou aquele desenvolvimento muscular, da mesma forma um professor lendo sobre um jogo, num manual especializado, não terá dificuldade em identificar se o mesmo se o mesmo se presta a desenvolver a capacidade de percepção espacial, se é útil para aprimorar a capacidade de expressão verbal ou gráfica, se ajuda a identificação de formas geométricas, se auxilia a percepção auditiva, visual ou tátil, ou ainda se contribui para o desenvolvimento da psicomotricidade. |
Participantes: Duplas |
Espaço necessário: Varável |
Duração: 10 minutos Ritmo: Médio |
Material necessário |
1 chapéu - que pode ser feito de papel - por pessoa. |
Descrição da Dinâmica |
CHAPÉU CHAPÉU
Jogo de Atenção Esse jogo, além da atenção, é valioso exercício de motricidade e, ainda que desenvolvido por duplas, pode ser aplicado simultaneamente para muitas crianças reunidas, cada jogador em disputa com o outro. Cada dupla precisará de dois chapéus de folhas de jornal, ou qualquer outro objeto que possa simbolizá-lo. Os parceiros sentam-se frente a frente e durante dois minutos desenvolvem um diálogo, perguntando e respondendo: - como é o seu nome? Onde mora? Que idade tem? Qual a profissão pretendida? Onde estuda? Que disciplina mais aprecia? E uma série de outras questões inventadas pelos participantes. Para esse diálogo, entretanto, duas regras são fundamentais: 1. Só é permitido perguntar em pé e responder sentado; 2. Se a pergunta foi feita por quem está de chapéu, a resposta, obrigatoriamente, terá que ser apresentada sem chapéu e vice-versa. Para ilustrar, o jogo desenrola-se assim: - Como é o seu nome? (pergunta o primeiro, com o chapéu na cabeça e de pé). - Roberto, responde o segundo (obrigatoriamente sentado e sem o chapéu. Após sua resposta, Roberto fica de pé, com ou sem chapéu e indaga: - E seu nome, qual é? (Sentado, em situação oposta ao perguntador, quanto ao chapéu, seu parceiro responde e fica de pé para a pergunta seguinte. Embora pareça simples, o jogo se presta a muitos erros, exigindo um grande esforço e concentração. |
Fonte: Manual de técnicas de dinâmica de grupo, de sensibilização, de ludopedagogia Celso Antunes Petrópolis, Vozes, 1987 |
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