AS ARTES DA NATUREZA
Joyce Bisca e Wanet Luna
AS ARTES DA NATUREZA
Joyce Bisca e Wanet Luna


O NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO

Nosso trabalho nasceu do encanto de nosso olhar para a natureza e de nossa paixão pela arte. Da riqueza de possibilidades de criação que as flores, plantas, sementes, grãos e todo material natural oferece; das diversas técnicas, leituras e reflexões que a arte empresta para o processo criador. Unindo arte e natureza num só lugar. Nas ARTES DA NATUREZA brincamos com as cores, formas e aromas da matéria encontrada em nosso meio ambiente e passeamos pela sensibilidade despertada em contato com algo que é tão genuíno do ser humano e muitas vezes tão esquecido... a própria natureza de cada um.


O DESPERTAR DA CRIAÇÃO E O PROCESSO CRIADOR

Saber que da natureza somos filhos e que de nós provém tudo de necessário para que ela continue o seu papel de mãe fortalece e engrandece nossa condição humana. Ela faz parte de nós; podemos desfrutá-la de tantas maneiras - o exercício artístico é uma delas.

O processo criador é estimulado a partir do reconhecimento de materiais já descobertos e da surpresa pela novidade que o elemento da natureza desperta, quando visto pela primeira vez. A experimentação, a pesquisa e a descoberta dos diferentes resultados estão presentes em todos os momentos, desde a produção das tintas por processos variados, sua aplicação sobre suportes diversos (papel, madeira, tecido) até a escolha de outros materiais (folhas secas, grãos, areias, cascas) para colagens.

As ARTES DA NATUREZA levam as pessoas a um caminho de reencontro com a matéria natural, sua forma, sua cor, seu aspecto, seu desenho, seu perfume, seu relevo, suas particularidades. A criação se dá pelas afinidades ou ressonâncias do indivíduo com a natureza, facilitando assim a liberdade para criar. Este processo é inteiramente permeado por sensibilizações e atividades lúdicas, que favorecem o ato de criador.


A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS E DOS ADULTOS

Quando crianças, olhamos o mundo com todos os sentidos, isto é, estamos totalmente presentes no ato de ver. A criança, ao se deparar com a infinidade de materiais presentes na natureza, brinca, cheira e desperta seu senso de curiosidade e criação. Na arte encontramos a liberdade para sentir e pensar criativamente a nossa própria história, nossos laços afetivos e cognitivos, concretizando em formas e cores os sentimentos, as emoções, as experiências e as conquistas. Ao lidar com a arte, a criança desenvolve a percepção e a imaginação, manifestando seus desejos e expressando seus sentimentos. A capacidade crítica e a criatividade desenvolvem-se e permitem condições de análise e transformação do meio. Ela cria um momento especial de atenção, ponto de partida para o cuidado e a atribuição de significado à natureza. Significado esse levado por toda a vida.

Os adultos revivem situações esquecidas e lembram-se da riqueza da infância, em que a natureza, na maioria das vezes, esteve presente. Eles experimentam as diferentes sementes na preparação das tintas: maceram folhas e flores e misturam-nas para obter o líquido mágico com o qual realizam suas pinturas para compor seu trabalho de colagem e pintura. Experimentam com o corpo inteiro, dançam e cantam cantigas de roda, sentem a grama úmida sob os pés, ouvem o som do vento e da chuva, vivenciando a natureza que está presente dentro dele.

As flores, os campos, a água, as folhas estão presentes no dia-a-dia - em alguns lugares em maior quantidade, em outros, em menor. As pessoas estão habituadas a conviver com eles, porém, o que modifica é seu olhar em relação a eles. É o "velho" sendo desvendado, tornando-se novo pela ação de um lampejo da consciência.


A NATUREZA E MEIO AMBIENTE NOS GRANDES CENTROS URBANOS

O conhecimento do meio em que vive é essencial para que o indivíduo possa representá-lo e, conseqüentemente, ampliar seu saber.

07/03/2007

E-Mail: abrinquedoteca@abrinquedoteca.com.br
Website: http://www.abrinquedoteca.com.br
© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados para Abrinquedoteca