AVIZINHAR: UM QUINTAL COLORIDO DE ALEGRIA
Adriana Freyberger
AVIZINHAR

Adriana Freyberger
Arquiteta de espaços lúdicos

O espaço AVIZINHAR, criado em julho pelo SESC Pinheiros em São Paulo, oferece à comunidade a oportunidade da brincadeira coletiva. Avizinhar... ficar próximo, achegar-se, aproximar-se, ir para perto, cercar-se, ser vizinho, ter semelhança, assemelhar-se. É esta a idéia presente na proposta.

As ações desenvolvidas contribuem para a convivência e para o estabelecimento de relações harmoniosas. O espaço privilegia cantos em que crianças, jovens, adultos e bebês possam estar juntos: o quintal do AVIZINHAR, inicialmente montado em um espaço de 800 metros quadrados.

A árvore, os bancos e as redes despertaram e aconchegaram interesses diversos: isolar-se, sentar-se com duas ou três pessoas, pequenos grupos, grandes rodas de conversa e, até mesmo, espetáculos. Gente pequena e grande misturada.

Nesse quintal, a rede era balanço e cadeira para meditar. O varal em que dançavam os lençóis era o protagonista das brincadeiras de esconde-esconde, onde pais e filhos se desencontravam e se reencontravam com os deliciosos gritos de surpresa. O burburinho da brincadeira também alcançava o canto de faz-de-conta e suas fantasias.

A roda de leitura voava no mágico tapete, que mudava de lugar de acordo com a programação. A árvore, acolhedora como todas as árvores das nossas infâncias, era um elemento cênico central. Os bancos convidavam a sentar e ouvir histórias. Sua "sombra" abrigava também os espetáculos de teatro.


No quintal, o corpo redescobriu o prazer em correr e dançar. A imaginação dançou e correu nas brincadeiras de faz-de-conta, nos livros, nas "histórias de boca", nos pneus e outros materiais. A partir de recursos simples e ricos em flexibilidade, o envolvimento foi provocado pelo desafio em construir e reconstruir criativamente o espaço. A amplitude do espaço, os poucos elementos de grande impacto cênico possibilitaram a convivência harmoniosa entre todos. O cuidado com os bebês, em um canto onde era preciso entrar sem calçados, foi respeitado por todos. Lá, os pequenos protegidos por tapetes emborrachados, podiam experimentar o mundo em meio a blocos de espuma.

Com alguns cuidados e a proposta de gerar situações de bem-estar facilitadoras do brincar em harmonia, foi criado o espaço AVIZINHAR. O quintal trouxe tantas alegrias que continua lá, no SESC Pinheiros, nos finais de semana.. Hoje, um pouquinho menor, mas suficientemente grande para acolher você e os amigos grandes e pequenos com quem goste de brincar.

SESC Pinheiros, Rua Paes Leme, 195, 5° andar.-São Paulo- S.P.
Projeto
Concepção e desenho de mobiliário e brinquedos da arquiteta Adriana Freyberger
Cenografia e comunicação visual de Roberto André

16/08/2007

E-Mail: abrinquedoteca@abrinquedoteca.com.br
Website: http://www.abrinquedoteca.com.br
© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados para Abrinquedoteca