DIA MUNDIAL DO BRINCAR
ABRINQuedoteca
DIA MUNDIAL DO BRINCAR

O Dia Mundial do Brincar é comemorado em vários países do mundo. O Brasil aderiu à proposta da Associação Internacional de Brinquedotecas - International Toy Libraries Association (ITLA) e o comemora no último sábado do mês de maio, ou em torno desta data, em função das necessidades dos organizadores nos diferentes pontos do País.

A idéia da manifestação festiva é reunir várias gerações ao ar livre, ao redor de tabuleiros, brinquedos e muitas brincadeiras.

A Associação Francesa da Brinquedotecas – Association des Ludothèques Françaises – ALF há muitos anos estimula a comemoração. Tanto no seu site, como no site francês www.fetedujeu.org, temos acesso à documentação que organiza e incentiva a realização da festa. A iniciativa visa buscar o reconhecimento do brincar como:
- atividade essencial para o desenvolvimento da criança;
- instrumento de aprendizagem, de transmissão do saber e de educação para todos;
- expressão cultural favorecedora de encontros interculturais e intergeracionais;
- criador de vínculo social e de comunicação;
- ocupação de lazer e fonte de prazer.

Ainda de acordo com o site da “Fête du Jeu” , o espírito desta jornada se apóia nos seguintes princípios:
A gratuidade: a participação na comemoração é gratuita para todos.
O brincar para todos: esta jornada permite reunir e proporcionar encontros de pessoas de idades e culturas diferentes.
O brincar em todas as suas formas: a comemoração promove o brincar em todas as suas formas: brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, brincadeiras tradicionais, jogos de vídeo e encoraja todas as iniciativas relacionadas ao brincar (exposição, conferências, debates).
Brincar em todos os lugares: nesta jornada busca-se promover a prática do brincar em espaços públicos e privados, nas instituições, na rua, no espaço familiar.

No site do Reino Unido www.playday.org.uk encontramos muitas propostas e os temas que nortearam as festividades do seu dia do brincar nos anos anteriores: “Nosso Lugar”, “Crie tempo!”, “ Também nas nossas ruas”, entre outros. Neste ano a comemoração será em 03 de agosto e há muito que descobrir em uma visita ao site.

O site brasileiro www.brinquedoteca.org da Associação Brasileira de Brinquedotecas traz também informações sobre a comemoração no Brasil e material do informativo “Quem quer Brincar?” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em Araraquara- SP o Dia do Brincar foi instituído por lei municipal em 2009 e a cidade se prepara para a 3ª edição da festa, organizada em parceria com o Núcleo da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Contando com o apoio de empresas e entidades sociais, a festa acontecerá no dia 29 de maio, com diversas estações do brincar instaladas pelo parque. Veja em www.araraquara.sp.gov.br

O site da Associação Internacional de Brinquedotecas - International Toy Libraries Association (ITLA) expõe sua visão e convida a todos para participar: a essência do “Dia do Brincar” é singela como as crianças, não há nesta comemoração a idéia de um grande evento ou uma série deles, nada que careça de sofisticação ou alto custo, ao contrário, a busca é daquilo que as crianças naturalmente fazem.

Nas palavras da ITLA, o DIA MUNDIAL DO BRINCAR “é um dia de total atenção ao outro, de uma geração para a outra, um dia em que crianças e adultos possam fazer o que tiverem vontade, um dia relaxante e com ênfase na interação humana. Não precisamos parar o mundo por um dia, brincaremos no nosso próprio lugar, na nossa casa, na nossa escola, na nossa praça. Certamente estamos descrevendo mais uma atitude que uma atividade. Um dia que seja divertido, mostrando adultos e crianças em situações interativas, promovendo seu saudável e feliz crescimento, através de atividades da sua escolha. Se todos no mundo puderem fazer isto no mesmo dia todos os anos, teremos então o DIA MUNDIAL DO BRINCAR”.

No hemisfério norte o clima começa a esquentar e o céu azul convida para o evento que toma conta das ruas, abre as portas das brinquedotecas e esparrama o brincar pelas cidades. Para nós, no hemisfério sul, o período anuncia o inverno e os dias, mais frescos, ainda estão ensolarados. Não é interessante imaginar que estamos todos brincando, no mesmo dia, debaixo do mesmo céu que embrulha o planeta?

11/05/2011

E-Mail: abrinquedoteca@abrinquedoteca.com.br
Website: http://www.abrinquedoteca.com.br
© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados para Abrinquedoteca