O DIREITO DE BRINCAR : A BRINQUEDOTECA
APRESENTAÇÃO

O Projeto "O Direito de Brincar - A Brinquedoteca" da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança teve, entre 1992 e 1996, diferentes modalidades de atuação na área das brinquedotecas:

 publicação do livro "O Direito de Brincar - A Brinquedoteca", que reúne artigos de especialistas no tema e teve sua primeira edição em 1992. Em parceria com VITAE - Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social foram distribuídos gratuitamente 5.000 exemplares para instituições que trabalham com crianças.

 organização de dois cursos de formação e de dois intercâmbios sobre o brincar, realizados em 1993 e 1994, com o objetivo de qualificar profissionais.

 apoio às brinquedotecas: complementação de oito brinquedotecas e implantação de outras 34, no total de 42, em 1993 e 1994, em vários estados do país, cada uma delas com propostas de trabalho e clientelas específicas. Das brinquedotecas implantadas, 11 tiveram, por razões administrativas específicas de cada instituição, o início de suas atividades adiado para 1995.

 pesquisa realizada junto às brinquedotecas apoiadas pela Fundação Abrinq, com levantamento detalhado sobre o desenvolvimento de seus trabalhos cujos resultados estão apresentados no capítulo "Atenção! Crianças brincando! - Relatório de pesquisa".

Três décadas se passaram desde a primeira edição deste livro. A intensa procura por ele seria suficiente para justificar que ele seja disponibilizado na Web. Além disso, durante o processo de organização do material, nos demos conta de que a maior parte dos assuntos nele tratados continua bastante atual. E, mesmo depois de tantos anos e da grande expansão das brinquedotecas no Brasil, a discussão do conceito da brinquedoteca nos parece ainda mais necessária. Cada um dos artigos aqui apresentados traz a riqueza do olhar e a maneira de contar do seu autor. Mantivemos os conteúdos originais por acreditar nas suas significativas contribuições para os interessados na brinquedoteca, proposta que, ao lado de outras, busca garantir o direito da criança à infância e o direito do adulto à sua ludicidade.
Brindamos com vocês a alegria de uma criança que brinca!


Maiores informações

Telefone(s): (0) 0 (0) 0
Site: http://www.abrinquedoteca.com.br/pdf/50ain.pdf

 

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA