LANÇAMENTO DE LIVRO: QUER JOGAR?
Livro reúne arte, jogos e brincadeiras em uma homenagem ao lado lúdico da vida

Título: Quer jogar?
Autora dos textos: Adriana Klisys
Autor dos desenhos: Carlos Dala Stella
Número de páginas: 190
Formato: 28,5 x 29 cm
Preço: R$ 99
ISBN: 978-85-98112-98-5

Quer jogar?, lançamento das Edições SESC SP, é um livro de jogos e brincadeiras. Nele, Adriana Klisys, psicóloga na área de educação e cultura, apresenta o legado cultural e o substrato sensível dessas atividades não só para a infância, mas também para a vida adulta. O texto é permeado ora pela reflexão mais aguda, ora por um tom francamente poético, apresentando ao leitor curiosidades sobre jogos tão diversos no tempo e no espaço quanto o Jogo da Onça e o Mancala, tão inusitados quanto o Fan-Tan e o Chung Toi, tão vivazes quanto jogar pião e tão sutis quanto soprar bolhas de sabão.
A obra expressa as percepções mais íntimas da autora sobre a relação entre brincadeira e arte, principalmente seu interesse pelos meandros do lúdico. Em cinco capítulos, Adriana apresenta e discute não apenas jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais no mundo todo, mas também aqueles que se armam improvisadamente no dia-a-dia, na rua, em casa ou na escola – e que vão constituindo delicadamente o subsolo da sensibilidade estética.
Extrapolando o âmbito textual, Quer jogar? é também um livro de arte, graças à parceria da autora com o poeta-pintor Carlos Dala Stella. O artista elaborou 96 imagens inspiradas pelo mesmo desejo de apreender o lúdico, muitas vezes com um traço evocativo. Quanto às técnicas, as criações exploram um arco diversificado, que inclui desenhos com carvão, nanquim, lápis de cor, aquarelas, recortes e colagens, entre outras técnicas – com resultados intensos, repletos de cor e movimento.
A relação dos desenhos com a prosa vai muito além da mera ilustração. As imagens brincam com texto e vice-versa, mas cada linguagem guarda sua autonomia ao caracterizar, à sua maneira, jogos, brinquedos e brincadeiras. Exatamente por isso, ambas constroem juntas um diálogo em uníssono, antecipando-se, ora uma, ora outra, no desdobramento daquilo que corresponde à substância lúdica na vida adulta.
Esta é uma obra de estudo e deleite, bela e instigante, cuja complexidade está ao alcance da sensibilidade de todas as idades. Constitui-se, assim, em livro ideal para todos aqueles que já brincaram na vida, e também para que pais e educadores possam entender as questões que rondam este ato lúdico e educativo de brincar. Afinal, como bem sintetiza o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, “para a humanidade o brincar é elemento essencial na apropriação de sua cultura e na atribuição de novos significados a ela”.

Sobre a autora dos textos – Adriana Klisys é formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É diretora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte ( www.caleido.com.br) e consultora em educação e cultura lúdica. É idealizadora das Terças Lúdicas, vivências criativas e estéticas para adultos. É autora de jogos e livros.
Sobre o autor dos desenhos – Carlos Dala Stella é pintor e poeta, natural de Curitiba, Paraná. Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Desde 1987, vem se dedicando regularmente às artes plásticas. Além das técnicas tradicionais de pintura e desenho, trabalha com jato de areia sobre vidro e com painéis de cimento. O diálogo entre artes plásticas e escrita permeia tanto seus desenhos e telas, quanto seus painéis. É ilustrador de livros, jornais e cartazes. (www.dalastella.blogspot.com)


Maiores informações

Telefone(s): (0) 0 (0) 0
Site: http://

E-Mail: abrinquedoteca@abrinquedoteca.com.br
Website: http://www.abrinquedoteca.com.br
© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados para Abrinquedoteca