A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS BRINCANTES

Enviado por: Cyrce Andrade Data: 08/05/2005
Título: A FORMAÇÃO LÚDICA DOS PROFISSIONAIS DO BRINCAR
Mensagem
Há alguns anos o brincar vem ganhando importância nas ações junto às crianças (em escolas, creches, hospitais, centros de cultura e lazer)e a ludicidade vem sendo considerada nas ações junto aos adultos. Quais são os ingredientes na capacitação de profissionais que têm contribuido para a presença, de fato, do brincar junto às crianças e da ludicidade junto aos adultos?


Comentários

Enviado por : Salene Leite Data: 21/09/2006
A formacao desse profissional voltada para a importancia da ludicidade, nao so como componente do imaginario infantil,mas tambem da vida de qualquer ser humano,seja adulto homem ou mulher,jovem,velho,adolescente,crianca,enfim,todos nos devemos vivenciar a ludicidade sempre que possivel e encara-la como fator determinante para melhoria da qualidade de vida.

Enviado por : Marta Diniz Data: 06/07/2006
O ingrediente mais importante na capacitação de profissionais é o resgate da infância do educador,acredito que quando mexemos no passado do adulto,mesmo que ele diga que não brincou de uma forma ou outra ele pára,pensa e ver o quanto é importante relembrar as brincadeiras e se o brincar foi bom para ele,com certeza vai querer reviver e caso não tenha brincado vai saber que perdeu boa parte da infância. Porém,cabe ao dinamizador do curso mostrar a importâcia do brincar. Maria Diniz

Enviado por : Joceane Data: 22/04/2006
Olá,

Boa Noite,

Você poderia dar alguma indicação sobre locais de capacitação de profissionais brincantes em São Paulo?

Se puder por favor enviar para o e-mail joceane_fernandes@hotmail.com

Obrigada,

Joceane

Enviado por : solange Data: 27/07/2005
Cyrce,

Acredito que a maior capacitação profissional está no desenvolvimento emocional do profissional. Tudo isso depende da sua própria história de vida, ou seja, quais brincadeiras realizou na infância, se teve acesso ao brincar ou a algum tipo de brinquedo.
Com o passar dos séculos, vamos observando nas obras de arte que as crianças deixaram de ser ilustradas como adultos em miniaturas e passaram a ser representadas da forma como são. Isso foi um avanço na nossa história, mas infelizmente se observarmos melhor ao nosso redor, notamos que a criança está perdendo um pouco do seu universo infantil,pois ela passa a querer consumir mais brinquedos ao invés de querer brincar com eles. São essas coisas que fazem no futuro um adulto ser mais lúdico ou menos lúdico. Creio que não dá para capacitar um profissional se ele mesmo não puder se encantar com o mundo da fantasia. Eu diria que os ingrediantes no encontro do adulto com a criança são: interese, dedicação, saber aprender com a criança, estar aberto para as novidades e principalmente se encantar com o mundo lúdico.
Um abraço,
Solange.

Voltar

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA