A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS BRINCANTES

Enviado por: tereza miriam(zamira) Data: 01/10/2005
Título: RESGATANDO VALORES E CONSTITUINDO HÁBITOS ATRAVÉS DOS JOGOS
Mensagem
A CRIANÇA BRINCA COM "TUDO" E "QUALQUER COISA". NESTE CURSO DE TRINTA HORAS FAÇO USO DOS REUTILIZÁVEIS NA CONFECÇÃO DE JOGOS E BRINQUEDOS, MOSTRANDO AOS BRINQUEDISTAS, QUANTO VALOR PODE ESTAR EMBUTIDO NOS OBJETOS TÃO SIMPLES. GOSTO MUITO DE COMPARTILHAR O POUCO QUE SEI. CONTEM COMIGO PARA MAIORES TROCAS DE FIGURINHAS. BJS ZAMIRA


Comentários

Enviado por : TEREZA MIRIAM Data: 19/12/2007
OI PESSOAS!
EM 2007 QUASE DUZENTOS EDUCADORES PARTICIPARAM DOS CURSOS PARA ECO-BRINQUEDISTAS.
7 TURMAS SE EMPOLGARAM E TRABALHARAM MUITO PARA LEVAR ÀS CRIANÇAS JOGOS, BRINQUEDOS, BANDINHA E BRINCADEIRAS.
DEUS SEJA LOUVADO PELAS CRIANÇAS DESPERTADAS NESTES EDUCADORES.
SAUDAÇÕES NATALINAS, ZAMIRA

Enviado por : SILVIA Data: 03/12/2005
MEU OBJETIVO É A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PESSOAS INTERESSADAS EM TRABALHAR COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E IDOSOS
QUEM ATENDER?
QUANTOS SERÃO ATENDIDOS?
QUE TIPO DE SERVIÇOS SERÃO PRESTADOS?
- orientação e indicação de jogos e brinquedos para o profissional que trabalha com crianças, adolescentes e idosos ou pacientes;
- assessoria na montagem de jogos e brinquedos com sucata;
- como brincar;
- conhecer as regras;
- desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de jogos e brinquedos e sua relação com a educação;
- acesso ao acervo bibliográfico sobre o tema jogos e brinquedos, como: revistas, livros, textos e hemeroteca.
- Neste curso, os profissionais vão encontrar o espaço da ALEGRIA para o atendimento da criança adolescentes e idosos ou para o seu paciente. Será um lugar com ricas trocas de experiências.
Neste curso, os profissionais poderão:
- desenvolver-se, expressar-se, experimentar, ousar, descobrir as novas funções, em velhos brinquedos conhecidos, novos ângulos e novas brincadeiras;
- perceber o mundo, o outro e a si mesma;
- explorar objetos, partilhar, competir, escolher, cuidar, conservar, construir e até consertar;
O curso "RESGATANDO VALORES E CONSTITUINDO HÁBITOS ATRAVÉS DOS JOGOS" vai oportunizar ao EDUCADOR um leque de oportunidades de fazer um trabalho com mais qualidade.
Com relação a criança o educador vai perceber como ela brinca com:
- o faz de conta, o imaginário e o simbólico;
- o encaixe, a construção e o jogo de regras;
- a simplicidade e a complexidade;
- a idéia proposta e os desafios;
- a beleza e o prazer;
- a descoberta das cores, formas, sons, odores, texturas e tudo mais que um brinquedo traz consigo;
- que cada um aprenda no seu ritmo;
- reconhecer semelhanças e diferenças, abstrações, classificação e simbolismo.
Todas as atividades serão elaboradas a partir de uma proposta pedagógica fundamenta no Estatuto da criança e do Adolescente(ECA), Estatuto dos Idosos, INCLUSÃO TOTAL, com enfoque na Educação Ambiental visando os cuidados com a NATUREZA e resgatando valores "universais".




O PAPEL DA OU DO EDUCADOR(a)
SENSIBILIDADE PARA SE DEIXAR ENVOLVER PELO
UNIVERSO MÁGICO E LÚDICO
Itens fundamentais que vão contribuir para uma reflexão crítica sobre o cotidiano JUNTO AOS EDUCANDOS:
 As normas e as regras que orientam os jogos e brincadeiras devem ser comunicadas pelo EDUCADOR de forma clara e objetiva;
 O educador deve estimular, intervir ou observar não tomando posição de expectador nem de líder e deixar os educandos: interagir, organizar ou reinventar as brincadeiras;
 Evitar a competitividade e enfatizar a participação cooperativa;
 Respeitar a opinião do educando de não participar de determinada brincadeira e sugerir maneiras alternativas para que o mesmo possa observar e opinar;
 Ser criativo ao oferecer material de sucata interessantes com infinita variedade de cores, formas, texturas e tamanhos que possam estimular a imaginação de forma criativa;
 Como facilitador buscar todos os recursos possíveis para viabilizar as brincadeiras;
 Rotina planejada para que todas as atividades surjam, se desenvolvam e se encerrem.

UM "SER" CIDADÃO
"A formação de um profissional competente requer o domínio da teoria concomitante à reflexão prática que tenha como base a experiência. Desse modo, a criação de laboratórios para a prática profissional torna-se uma necessidade em qualquer instituição que tenha função formadora." (texto da brinquedoteca USP VIA INTERNET)


SUGESTÕES DE ATIVIDADES

ALINHAVAR
AMARELINHAS
BAMBOLÊ
BANDINHA DE SUCATA
BIBLIOTECA
BINGOS (nomes, números, etc)
BLOCOS LÓGICOS
BOLINHAS DE SABÃO
BRICADEIRAS DE SALÃO
BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS
CASA DE BONECA
COBRA-CEGA
COLAR

Enviado por : INES Data: 27/10/2005
OI ZAMIRA, QUERO MUITO QUE SEU TRABALHO CHEGUE PARA TODAS AS CRIANÇAS DO BRASIL E TALVEZ DO MUNDO. BEIJO INES

Voltar

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA