TUBELO, Liana Cristina Pinto. (2004). Psicocinética e brincar : construção do vocabulário lingüístico, escrito e psicomotor da criança. O objetivo do presente estudo de caso qualitativo, com base fenomenológica,
foi investigar o modo como a Psicocinética e as brincadeiras criativas contribuem para o processo de percepção das crianças sobre suas relações com o mundo da lecto-escrita e das operações lógicas. Participaram da pesquisa 23 crianças de primeira série do Ensino Fundamental público, que vivenciaram atividades lúdicas durante sessões de Psicocinética, com método adaptado,que foi denominado de currículo em movimento. Os dados foram coletados
mediante entrevistas, observações e documentos construídos pelas crianças, analisados pelo método psicológico fenomenológico (GIORGI, 2001). Dos resultados emergiram onze essências que destacam a importância do brincar e
da educação pelo movimento na construção dos vocabulários lingüístico, escrito e psicomotor da criança. Concluindo, este estudo mostrou a importância de integrar diversas formas de expressão da linguagem e do movimento ao currículo escolar, percebendo a criança na unidade de seu ser.
Palavras-chave: Brincar. Psicocinética. Fenomenologia. Currículo em Movimento.. Porto Alegre.. RS. Brasil. Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
O objetivo do presente estudo de caso qualitativo, com base fenomenológica,
foi investigar o modo como a Psicocinética e as brincadeiras criativas contribuem para o processo de percepção das crianças sobre suas relações com o mundo da lecto-escrita e das operações lógicas. Participaram da pesquisa 23 crianças de primeira série do Ensino Fundamental público, que vivenciaram atividades lúdicas durante sessões de Psicocinética, com método adaptado,que foi denominado de currículo em movimento. Os dados foram coletados
mediante entrevistas, observações e documentos construídos pelas crianças, analisados pelo método psicológico fenomenológico (GIORGI, 2001). Dos resultados emergiram onze essências que destacam a importância do brincar e
da educação pelo movimento na construção dos vocabulários lingüístico, escrito e psicomotor da criança. Concluindo, este estudo mostrou a importância de integrar diversas formas de expressão da linguagem e do movimento ao currículo escolar, percebendo a criança na unidade de seu ser.
Palavras-chave: Brincar. Psicocinética. Fenomenologia. Currículo em Movimento.

 

 

 
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