A DESCOBERTA DO BRINCAR
Instituto Unilever - OMO- Ipsos
Queremos apresentar aqui um interessante estudo realizado pela empresa "Unilever que, por meio da marca OMO, investiga desde 2001 a importância que o Brincar e a liberdade para se sujar têm para o desenvolvimento infantil. Com o objetivo de colaborar para o conhecimento, a reflexão e a sensibilização sobre este importante tema, foi realizada a pesquisa 'A Descoberta do Brincar'.

Este estudo traz a visão de pedagogos, educadores, psicólogos, médicos, representantes de ONGs, pais e crianças sobre o Brincar e sua relação com o desenvolvimento infantil. Inclui também um mapeamento estatístico inédito do Brincar da criança brasileira, mostrando, entre outras informações, as brincadeiras praticadas, o grau de participação dos pais, a prioridade que eles dão ao tema e a relação do brincar com a escola.

A pesquisa foi realizada pela 'Ipsos Public Affairs'com o apoio de uma equipe multidisciplinar que inclui profissionais de marketing, pesquisa , pedagogia e psicologia voltados para o tema".

O universo explorado apresenta, em primeiro lugar, um apanhado do Brincar no contexto histórico. A partir daí, inicia uma reflexão sobre a importância da relação do Brincar com as diversas áreas do desenvolvimento das crianças como a saúde física, a sociabilidade, o desenvolvimento motor além das dimensões sociais, emocionais e do aprendizado.
A equipe responsável tendo com base teórica para suas fundamentações "Os Quatro Pilares da Educação" concebidos pela UNESCO no Fórum Mundial de Educação para Todos*, aponta que o Brincar contribui para todos eles a saber:
Aprender CONHECER, aprender a CONVIVER, aprender a FAZER e a aprender a SER.

A Metodologia da Pesquisa envolveu 3 fazes : a de levantamento de bibliografia especilizada, a fase qualitativa e a fase quantitativa. Foram realizadas 1014 entrevistas entre pais e crianças de 6 e 12 anos.

O resultados foram apresentados segundo quatro diferentes enfoques : O do CONCEITO - O que é brincar ; O das BRINCADEIRAS - do que as crianças brincam; o do ESPAÇO - onde as crianças brincam e o da COMPANHIA - com quem as crianças brincam.

Como destaque das conclusões finais está a importância de se aumentar o conhecimento coletivo sobre o potencial do brincar para o desenvolvimento social, cognitivo e psico-motor das crianças.

Para conhecer em detalhes os objetivos, a metodologia e resultados da pesquisa acesse o site : www.omo.com.br/brincar/pesquisa


*DELORS, Jacques: " A Educação: um tesouro a descobrir". Lisboa: Asa- 1996

07/05/2007

 

 

 
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