A ARTE POPULAR QUE BRINCA
Relato Cyrce Andrade
A DESCOBERTA DO BRINCAR
Instituto Unilever - OMO- Ipsos
A OFICINA DA CRIANÇA DE MONTEMOR-O-NOVO: Um surpreendente porão
Relato : Cyrce J. de Andrade
A SINGELEZA DAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS INDÍGENAS
Maria Cecília Aflalo
ABRINQUEDOTECA- O Brinquedo na Aldeia Virtual
Synésio Baptista da Costa
A atenção com a qualidade dos brinquedos fabricados no Brasil é um dos principais focos da ABRINQ - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, que há muito tempo vem desenvolvendo diversos projetos institucionais. Neste momento, a Abrinq apresenta o site ABRINQuedoteca, que tem uma proposta bastante prática e interessante: Oferecer um canal de comunicação, direta, entre os fabricantes de brinquedos de todo o País e os pais, professores, profissionais de brinquedotecas, demais profissionais da infância e adolescência.
AS ARTES DA NATUREZA
Joyce Bisca e Wanet Luna
A nossa entrevista com Joyce Bisca e Wanet Luna aborda a criação a partir dos recursos da natureza, o processo criador, o trabalho com crianças e adultos. Conta também como a artista plástica e a pedagoga construíram com sensibilidade a sua ação de arte-educadoras e criaram a oficina AS ARTES DA NATUREZA. Confira!
AVIZINHAR: um quintal colorido de alegria
Adriana Freyberger
BABUSKA: Uma história de Natal
Autor desconhecido
BRINCADEIRAS, JOGOS E BRINQUEDOS AOS OLHOS DO EDUCADOR E MARCENEIRO MARCELO JABU
Marcelo Jabu
Nesta entrevista Marcelo Jabu nos conta de como o educador e o marceneiro foram se "abraçando" ao longo da sua vida profissional, do seu trabalho com brinquedos, jogos e brincadeiras.
BRINCAR SEMPRE , NÃO IMPORTA A IDADE
Alfredo Manhães
Brinquedos poderão ter nova classificação para garantir proteção
Synésio Baptista
Nova classificação de brinquedos levará em conta a saúde, a segurança e o desenvolvimento cognitivo das crianças
Por Ana Branco / Agência O Globo
CAFÉ COM PENTAMINÓS
Sophie Ahmed
CARAVANA LUDICA
Tiago Maia Attie
A proposta do grupo da CARAVANA LÚDICA é a de ocupar espaços públicos com alguma atração para as pessoas, resgatando parte do patrimônio imaterial da humanidade, pesquisando e construindo jogos de todo o mundo que datam de 1400 a.C. até os tempos atuais. Confira como este grupo surgiu e o encantador trabalho que desenvolve nas raus da cidade.
CRIANÇAS PROTESTAM PELA PERMANÊNCIA DE BRINQUEDOTECA
Reportagem de Carolina Freitas
No último Dia da Criança, meninos e meninas do Rio de Janeiro saíram às ruas pela permanência da BRINQUEDOTECA HAPI no coreto do Museu da Rebública no Rio de Janeiro. Funcionando neste endereço há 13 anos, a brinquedoteca é referência no atendimento às crianças pequenas da região. A BRINQUEDOTECA HAPI tem também um importante papel na história das brinquedotecas do Rio de Janeiro e é referência no trabalho em parceria com museus.
DIA MUNDIAL DO BRINCAR
ABRINQuedoteca
ESPAÇO PARA SER CRIANÇA
Entrevista com Gandhy Piorski
Gandhy é cearense. Artista plástico com alma de criança que tem, como ele próprio diz, acesa a capacidade de admirar-se com o mundo. Com sensibilidade ímpar, nos faz puxar o fio da estreita relação que existe entre o imaginário, natureza e infância em comunidades deste Brasil, onde a criança ainda pode ser mais criança; faz seus brinquedos com quase nada e brinca, brinca e brinca.
GEPETOS DE PRAGA
Pavel Truhlar : República Checa
As companhias de teatro de mariontes na República Checa eram compostas por famílias tradicionais de marioneteiros, relativamente pobres.
Segundo Pavel Truhlar “As apresentações eram improvisadas com personagens como Arlequim, do teatro barroco, óperas, peças italianas e espanholas.
Eram parte indispensável dos parques de diversão e feiras. Apresentadas em tcheco, ajudaram a conservar sua língua,sua cultura e esta arte mágica.
MÁGICO CALDEIRÃO: professora,alunos e a bruxa em um jogo de tabuleiro
Circe Guarnieri Ruocco
MUSEU DO BRINQUEDO DE BRUXELAS – Musée du Jouet de Bruxelles
por Cyrce Andrade
MUSEU DOS BRINQUEDOS
Instituto Cultural Luiza de Azevedo Meyer
A iniciativa do Instituto Cultural Luiza de Azevedo Meyer homenageia a colecionadora e presenteia todas as crianças e adultos brasileiros. Veja a matéria e visite o site www.museudosbrinquedos.org.br
MUSEU EM JOGOS: SABER E SABOR
Maria Angela Serri Francoio - Educadora do MAC São Paulo
O VIZINHO BATE À PORTA: o surrealismo na brinquedoteca
Cristina Muniz
Nesta matéria Cristina Muniz nos convida a olhar para o Surrealismo como vizinho da brinquedoteca. Vizinhança presente na valorização da emoção e da imaginação. Descubra, a partir desta matéria, esse e outros vizinhos da sua brinquedoteca.
POR QUE AS CRIANÇAS SE INTERESSAM TANTO POR HISTÓRIAS, JOGOS E FILMES VIOLENTOS?
Maria Cecília Pereira da Silva (SBPSP)
Parecer apresentado pela no debate " A Violência em Jogo: Verdade e mitos sobre armas de brinquedo,jogos eletrÕnicos,histórias em quadrinhos e seriados de TV", realizado em São Paulo,no SESC Consolação, com Gerard Jones autor do livro "Brincando de Matar Monstros"-Ed.Conrad-em 26 de abril de 2006.
PRODUÇÃO E USO DE BRINQUEDOS:
Tizuko Morchida Kishimoto e Angela Renso Madeira
Cocriação entre universidades, fabricantes de brinquedos e Ministério da Educação no Brasil.
QUEM É GERARD JONES?
por Francisco Marques (Chico dos Bonecos)
UM MUSEU SUPER DIVERTIDO
Cecília Aflalo
O BOSTON CHILDREN´S MUSEUM (O Museu da Criança de Boston) guarda inúmeras surpresas interessantes e divertidas aos visitantes de todas as idades. Já na entrada se vê a alegria das crianças escorregando, subindo e descendo por uma escultura de madeira que mais parece um trepa trepa gigante. É incrível!
UMA COLEÇÃO INCRÍVEL DE BRINQUEDOS QUE FIZERAM HISTÓRIA
Cecília Aflalo
São mais de 1000 brinquedos que compõem o acervo de brinquedos antigos de Roberto Stickel, (Neco, 50 anos) arquiteto e projetista de aviões. Mais do que uma coleção, diríamos, é uma paixão. Muitos dos itens fizeram parte da infância de Neco que com os anos além de brincante se tornou colecionador de preciosidades.A réplica do avião B19 Emola Gay que soltou as bombas de Hiroshima e Nagasaki, os trens elétricos, as lindas miniaturas que serviam como troco nas padarias da Alemanha antes da guerra, o bonequinho com uma hélice nas costas, primeiro passo para a criação do Super Homem, são apenas alguns exemplos.
PARCEIROS
|
MAPA DO SITE
|
BUSCA