BABUSKA: UMA HISTÓRIA DE NATAL
Autor desconhecido
Na noite em que o menino Jesus nasceu em Belém, num país muito distante, uma mulher muito velha de nome Babuska estava sentava em seu casebre perto do fogo que a aquecia. O vento lá fora carregava a neve e gemia na chaminé, mas fazia só o fogo de Babuska arder com mais brilho.

_Ah, como fico contente só de poder estar dentro de casa! - dizia Babuska, abrindo as mãos sobre o calor das chamas.

De repente, ela ouviu uma batida forte na porta. Foi abrir e apareceram três homens de idade, parados na neve, com as barbas brancas feito a própria neve a lhes caírem até o chão, de tão compridas; os olhos deles brilhavam gentilmente à luz da vela de Babuska. Eles levavam nos braços uma porção de coisas preciosas: caixas de jóias, óleos perfumados e ungüentos...

_Nós estamos vindo de muito longe, Babuska, e paramos para dizer a você que o Menino nasceu em Belém. Ele vem para reinar sobre o mundo, e para ensinar todas as pessoas a serem amáveis e verdadeiras. Estamos levando presentes para Ele. Vem conosco Babuska?

Mas Babusaka olhava para a neve caindo e olhava dentro da casa, para o quarto aconchegante e o fogo estalando.

_É muito tarde para eu ir, meus senhores. O tempo está frio, frio de mais - falou ela.

Tornou a entrar e fechou a porta e os três homens velhos rumaram para Belém sem ela. Já ao sentar-se de novo na cadeira de balanço, perto do fogo, Babuska começou a pensar no Menino Jesus, pois ela gostava muito de todas as crianças.

_Amanhã vou procurar por Ele; amanhã quando o dia estiver claro, eu vou levar para Ele alguns brinquedos....

Assim, quando o dia clareou, Babuska vestiu seu casacão comprido, apanhou seu cajado e encheu um cesto com uma porção dessas coisas bonitas que os bebês gostam, bolas douradas, brinquedos de madeira, fios e teias de prata.E lá se foi ela à procura do Menino Jesus.

Mas Babuska esquecera-se de perguntar o caminho aos três anciãos, e eles já deviam ter andado tanto durante a noite que ela não os poderia alcançar. Ela ia de um lado para outro e a todas as pessoas que encontrava repetia a pergunta:

_Eu estou à procura do Menino Jesus. Onde é que ele está? Eu trouxe para Ele uns brinquedos tão bonitos!

Mas ninguém sabia dizer a ela o caminho por onde deveria ir, e todos lhe diziam:

_ É para lá , Babuska. É bem para lá!

E assim lá se foi ela, cada vez mais para lá, anos e anos , sem jamais encontrar
O Menino Jesus. Dizem que Babuska ainda está viajando por aÍ à procura dele. Quando começa a noite de Natal e as crianças já estão caindo de sono, Babuska anda pisando bem de leve pelos campos gelados e pelas cidades ermas,
embrulhada em seu capotão comprido com a cesta nos braços. Com o cajado, ela vai batendo nas portas, entra e levanta o lampião para ver bem os rostos dos meninos:

_Será que ele está aqui? - pergunta.
Estará por aqui o menino Jesus?

E então ela mesma retoma o caminho, toda tristonha, repetindo:

_È mais para lá, bem mais para lá!

Mas antes de seguir viagem, ela retira do cesto um brinquedo e o deixa ali, perto do travesseiro, como presente de Natal.

_É em nome d'Ele - diz ela toda gentil.

E aí ela sai correndo, atravessando os anos, e para sempre, à procura do Menino Jesus.

Texto in PADILLA,C.e Brugnera,C.-"Esperando o Natal"-
Editado pelo Instituto Mainumby - S.P.

16/12/2005

 

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA