O REAL E O VIRTUAL NOS JOGOS E BRINCADEIRAS QUE REPRESENTAM A VIOLÊNCIA

Enviado por: Cecília Aflalo Data: 13/06/2005
Título: Video Games: faz de conta ou reprodução da realidade?
Mensagem
Lutas, cabeças decepadas, policiais mortos a tiro, corpos ensangüentados, metralhadoras de última geração, personagens que fumam maconha, trombadas fatais nas pistas de racha: O que está por trás da tela influencia ou não o comportamento real dos jogadores de vídeo games? O efeito do conteúdo dos games violentos só atuam como um faz de conta virtual e toda verossimilhança com a realidade é apenas fruto de fascinantes avanços tecnológicos, ou têm, realmente, provocado instantes, talvez momentos, de confusão mental no sentido de confundir o que é fantasia e o que é realidade? Estes jogos simplesmente imitam, fazem de conta que tudo é real gerando apenas divertimento, satisfação de conseguir realizar coisas impossíveis, canalizando emoções, aliviando a ansiedade, ou cada vez mais têm, efetivamente, reproduzido a sociedade que os cria e os inspira, gerando comportamentos violentos que extrapolam a tela e se materializam fora dela?

"Seria bem difícil para qualquer pessoa encontrar um único especialista que afirme que agressão física, pais negligentes ou pobreza não afetam as crianças de maneira negativa, mas há um coro de vozes dissonantes no que diz respeito à condenação generalizada do entretenimento violento." JONES, Gerard (2004)
Qual a sua opinião?





Comentários

Enviado por : sandra gomes Data: 04/12/2007
Eu sou contra os jogos violentos,pois eles banalizam o sofrimento. Se uma pessoa convive com violência,mesmo que virtual,acredito que seja prejudicial ao seu desenvolvimento.

Enviado por : Kátia Valença Data: 13/03/2007
A percepção de cada um pode ser diferente de outras conforme as circunstâncias. A prática de jogos virtuais promove frquesa, medo em uns e impulsos em outros. Impulsos para testar suas capacidades, suas forças físicas, saindo do virtual para o real.
Observando as crianças em ambiente de recreação, ou em movimento em sala de aula e outros espaços da escola parcebo um comportamento no modo de brincar que imita os ídolos dos filmes e/ou desenhos animados da TV. Sempre foi assim. Os filmes de bang-bangs já foram muito criticados pelos nossos avós. A sensura proibia para menores de 16 anos. Hoje, o limite quem dar são os pais. Estes, em bom percentual da população estão ausentes, trabalhando, enquanto as crianças assistem TV livremente. É preocupante. A professora e os pais devem mostrar os limites. Vamos ao diálogo e esperar a obediência dos nossos filhos. A prática da violência está se tornando coisa normal. E a falta de respeito, também, está ficando normal. Precisamos educar...

Enviado por : Maria Chantal Amarante Data: 03/07/2005
Os efeitos dos conteúdos dos games,filmes e jogos violentos atuam de fato como uma realidade para a criança e provocam confusão mental no que é fantasia e realidade, estimulando na criança a agressão.Estes jogos imitam o que é real, gerando irritação, agressão, insatisfação e canalizam fortes emoções negativas. Criam comportamentos violentos que extrapolam a tela e se materializam fora dela. Sou professora de jovens e crianças pequenas por 25 anos. eu posso falar por experiência própria, por estudos e pesquisas.






Voltar

 

 
PARCEIROS  |  MAPA DO SITE  |  BUSCA