Desde de 2001, pesquiso sobre o tema Brinquedoteca.
Tudo começou através de uma experiência de estágio em Brinquedoteca Terapêutica de um Instituto Psiquiátrico. A clientela que atendíamos, foi bem diversificada. O Projeto só tinha uma restrição, que as crianças de 5 tivessem acompanhadas, nas atividades, por responsáveis. No mais, não havia uma faixa etária limite.
A Brinquedoteca foi fundada com um objetivo de desmistificar a loucura através do Lúdico visando, inicialmente, atendimento aos pacientes psiquiátricos da Instituição. Porém, estes atendimentos se expandiram, começaram, pessoas da comunidade circunvizinha a Insituição, a se interessarem em conhecer e usufruir das atividades propostas pelo projeto. No mais, o projeto passou a receber meninos em situação de risco social de uma unidade que funcionava como abrigo temporário para estes meninos, alocada, também, na Instituição.
Desde o primeiro momento como estudante de curso de Pedagogia e, posteriormente, iniciando estudos teóricos sobre o assunto, me perguntava qual, realmente, deveria ser o profissional no qual trabalhasse em Brinquedotecas. Lendo um pouco mais, consegui, perceber a importância da formação do profissional, e descobri um outro nome, este, o ser Brinquedista. Mas minhas dúvidas começaram também, devido a Brinquedoteca, no qual fui estagiária, ter sido fundada por uma profissional formada em Serviço Social. Então me "perguntava", mas qual deverá ser a formação do Profissional que, efetivamente, trabalha com crianças/jovens/adultos em Brinquedotecas?
E para minha surpresa, ao entrar neste fórum, percebi o quanto o assunto tem dispertado profissionais de outras áreas para os fins da proposta de um projeto como este.
Bem, sou uma pessoa interessada em assuntos em relação ao tema, e acho muito interessante que profissionais de áreas tenham interesse sobre Brinquedotecas, porém, acredito que a formação do profissional seja ponto crucial para desenvolvimento de um trabalho. E que, conhecimentos teóricos, práticos, entre a formação interior de cada ser humano, sejam matéria, imprescindível, para o obter sucesso neste empreitada.
Aquele forte abraço!
Debora |