O BRINCAR E O AMBIENTE |
Enviado por: Cecília Aflalo | Data: 12/03/2007 |
Título: | O brincar se manifesta em qualquer ambiente? |
Mensagem |
O que torna o "Meio Ambiente", seja ele natural ou criado pelo homem, um tema significativo entre tantas coisas, é a sua interação com o indivíduo. Como ele influencia a sua vida ou é influenciado por ele. Neste sentido, o tipo de ambiente e a forma como este se apresenta também são fundamentais para que a brincadeira se manifeste. Tanto a natureza com toda a sua variedade ou uma brinquedoteca com inúmeros brinquedos como uma simples sala de aula ou quintal de terra batida podem enriquecer o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da superação de incontáveis desafios. No entanto, temos tido muitas dificuldades em integrar nossas propostas teóricas mais nobres sobre o lúdico às questões da qualidade do ambiente onde o brincar possa vir a acontecer. Qualidade esta que no seu sentido mais amplo, implica em vários aspectos importantes a serem considerados - físicos, psíquicos, emocionais, cognitivos, culturais entre outros.
A idéia é abrir um tema de reflexão para que aqui possam ser colocadas observações, dúvidas, críticas e sugestões sobre um assunto que está intimamente ligado tanto às preocupações da educação formal e informal como das questões do desenvolvimento e da formação mais ampla das novas gerações. Como fazer "re- viver" a espontaneidade da ludicidade de forma integrada e permanente em vários ambientes: na natureza, nas salas de aulas, nos recreios das escolas, nas creches, nas casas, nos condomínios murados, nos hospitais, nos presídios, nos parques e outros espaços urbanos? |
Enviado por : Rúbia Renata Neves Gonzaga | Data: 17/07/2007 |
Sem dúvida alguma, o ambiente precisa estar configurado para que a criança possa brincar, aprender, viver e reviver situações que possibilitem uma ação criadora sobre esse mesmo ambiente. Mas, em oposição, o que presenciamos em muitas escolas é um ambiente pobre em estímulos, não pensado para a criança mas para um robô. |
Enviado por : Maria Lucia Dantas | Data: 16/06/2007 |
Não há dúvida que o brincar é fundamental para a infância, pois são envolvidos vários conhecimentos no ato lúdico, porém na sociedade brasileira a ênfase está na leitura e escrita.
No Ensino fundamental é grande a minha angústia, pois as cranças estão na infância e não viver o brincar porque a gestão escolar é burocratica, os recursos físicos e materiais não são adequados e como conseqüência a indisciplia, professores desmotivados e um recreio violento. Nossas crianças não tem a vivência do brincar na rua, com os amigos e com a famíla. Os valores são outros não há espaço, a violência e o trabalho está fazendo das crianças seres passíveis, agressivos, sem criatividade etc. E a Escola um espaço para proporcionar a riqueza do lúdico e aprender com o brincar tem o olhar para a "alfabetização". Afinal quando iremos acordar que estamos vivendo numa sociedade contemporânea que o consumo e o ter é o primordial? E qual é o papel da Escola nesta sociedade? Estamos andando do lado ao contrário. É PRECISO GRITAR PARA OS EDUCADORES: A ESCOLA É O ESPAÇO TAMBÉM E/OU PRINCIPAL PARA VIVER A INFÂNCIA - O BRINCAR. Meu comentário é porque vivo uma situação em que o Diretor da Escola que leciono e faço estudo de caso para a minha pós-graduação o comentei que a hora lúdica realizei na minha casa porque a escola não tem brinquedoteca para o meu espanto "Claro que sim, não se faz necessário uma brinquedoteca aqui na escola." É tão grave está situação porque estamos recebendo crianças de 6 anos. Questiono. Por que os educandos ao chegar no final do ciclo 8ª série não sabe ler e escrever? Aonde que esta falhando? Tenho minhas reflexões, porém santo de casa não faz milagres. Sou a gota do Oceano. Isso porque tenho o prazer de lecionar na Educação Infantil e é prazeroso brincar. |
E-Mail:
abrinquedoteca@abrinquedoteca.com.br |
Website:
http://www.abrinquedoteca.com.br |
©
Copyright 2005 - Todos os direitos reservados para Abrinquedoteca |