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                      | A- BRINCAR E FORMAÇÃO MORAL | 
                    
                     
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                      | A- BRINCAR E MATEMÁTICA | 
                    
                     
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                      | A- BRINCAR E SAÚDE | 
                    
                     
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                      | A- BRINCAR E SEXUALIDADE | 
                    
                     
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                      | A- BRINCAR NO HOSPITAL | 
                    
                     
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                      | BRINCAR NO HOSPITAL
 Ivonny Lindquist
 
 Educadora de pré-escola em Estocolmo, Suécia, Ivonny Lindquist teve voltada, desde 1956, sua atenção para a situação das crianças internadas ou em tratamento nos hospitais.
 Ludoterapeuta do Hospital Universitário de Umeo, Suécia, e presidente de honra da Associação para a Melhoria de Condições de Hospitalização das Crianças (A.P.A.C.H.E.), França, recebeu por seu trabalho pioneiro na terapia através do brinquedo e da brincadeira, o título de Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina da Universidade de Umeo.
 Em 1970, publicou seu livro Terapia pelo Brinquedo e difundiu bravamente sua importante experiência, proferindo conferências internacionais, culminando com a regulamentação pioneira dentro da Lei Sueca sobre os Cuidados à Criança. Só depois de tantos anos a Lei 11.104/2005  dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de Saúde em todo Brasil. ...
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                      | A- BRINQUEDOS | 
                    
                     
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                      | A- CLASSIFICAÇÃO DE BRINQUEDOS E JOGOS | 
                    
                     
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                      | A- DESENVOLVIMENTO | 
                    
                     
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                      | A- DIREITO DE BRINCAR | 
                    
                     
                      | A ONU DEFENDE O DIREITO DA CRIANÇA A BRINCAR, ARTES E LAZER EM UM MOMENTO HISTÓRICO PARA AS CRIANÇAS
 IPA - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar
 
 As Nações Unidas adotam uma interpretação, em profundidade, dos direitos “ esquecidos” das crianças.
 
 GENEBRA - (01 Fevereiro de 2013) - Hoje o Comitê das Nações Unidas para os Direitos da Criança anunciou a adoção de um documento oficial, ou “Comentário Geral” (GC), que clarifica para os governos ao redor do mundo, o significado e a importância do Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança (CRC). Ele assegura que “Os Estados Parte” reconhecem o direito da criança ao descanso e lazer, a participar do brincar e das atividades recreativas.... e a participar livremente da vida cultural e das artes.”
 O Artigo 31 tem sido, por muito tempo, “o artigo esquecido” da Convenção. O Comentário Geral adotado hoje, no entanto, irá corrigir este erro, definindo claramente as responsabilidades dos governos, que estão implícitas no referido artigo.
 
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                      | SIGNIFICADOS DO BRINCAR
 AFLALO, M. Cecilia
 
 O texto percorre diferentes percepções sobre o BRINCAR, o que desde a nossa infância conhecemos tão bem. O BRINCAR sensação onde compartilhamos emoções e sentimentos reais, o BRINCAR imitação onde as cenas do mundo adulto se vêem reproduzidas nas brincadeiras das crianças. O BRINCAR submissão, aquele que coloca os participantes frente às regeras estritas de um jogo. O BRINCAR liberdade onde é permitido criar, fantasiar, ficar com raiva, rir, chorar, transformar a realidade. E, finalmente o BRINCAR que é o exercício de entrar em contato com o próprio desejo para um dia saber escolher e poder decidir.
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                      | A- FORMAÇÃO | 
                    
                     
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                      | A- IMAGINÁRIO INFANTIL | 
                    
                     
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                      | A- IMPORTÂNCIA DO BRINCAR | 
                    
                     
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                      | A- PSICOLOGIA CORPORAL | 
                    
                     
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                      | PSICOTERAPIA CORPORAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES 
 ROCHA, Brasilda
 
 Este trabalho tem por finalidade transmitir a vivência da técnica dos terapeutas neo-reichianos (Gerda Boyesen, David Boadella, Alexander Lowen e Stanley Keleman), associando a leitura psicanalítica epsicodramática à linguagem do brinquedo. Utilizamos o conceito de objeto intermediário dado pela leitura de Winnicott e a técnica do terapeuta ativo, em busca de um fluxo energético, dado pela leitura de Reich, bem como a necessidade de propiciar a rematrização de identidade, através da elaboração da brincadeira, dado pela leitura psicodramática, o conceito de Aberastury, que as brincadeiras correspondem às fases do desenvolvimento da criança.
 Palavras-chaves: Corpo; Consciência; Criança; Psicologia Corporal ...
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                      | A- REL ADULTO E CRIANÇA | 
                    
                     
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                      | A-PALAVRA DE BRINQUEDISTA | 
                    
                     
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                      | CD-MÚSICAS E HISTÓRIAS | 
                    
                     
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                      | S - MEIO AMBIENTE | 
                    
                     
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                      | S-CAPACITAÇÃO/FORMAÇÃO | 
                    
                     
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