A- A CRIANÇA E A CIDADE

A- BRINCAR E FORMAÇÃO MORAL

A- BRINCAR E MATEMÁTICA

A- BRINCAR E SAÚDE

A- BRINCAR E SEXUALIDADE

A- BRINCAR NO HOSPITAL
BRINCAR NO HOSPITAL

Ivonny Lindquist

Educadora de pré-escola em Estocolmo, Suécia, Ivonny Lindquist teve voltada, desde 1956, sua atenção para a situação das crianças internadas ou em tratamento nos hospitais.
Ludoterapeuta do Hospital Universitário de Umeo, Suécia, e presidente de honra da Associação para a Melhoria de Condições de Hospitalização das Crianças (A.P.A.C.H.E.), França, recebeu por seu trabalho pioneiro na terapia através do brinquedo e da brincadeira, o título de Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina da Universidade de Umeo.
Em 1970, publicou seu livro Terapia pelo Brinquedo e difundiu bravamente sua importante experiência, proferindo conferências internacionais, culminando com a regulamentação pioneira dentro da Lei Sueca sobre os Cuidados à Criança. Só depois de tantos anos a Lei 11.104/2005 dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de Saúde em todo Brasil. ...

A- BRINQUEDOS

A- CLASSIFICAÇÃO DE BRINQUEDOS E JOGOS
CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE DE MATERIAIS LÚDICOS - O SISTEMA ESAR

Denise Garon

O Sistema ESAR é precisamente um instrumento de classificação e de análise do material de jogo e brinquedos. Foi elaborado com a finalidade de responder às necessidades dos diversos profissionais que atuam no campo da educação:encarregados de escolher o material de jogo para as coletividades de crianças nas creches, jardins de infância, grupos escolares, crianças em reeducação, etc.
O Sistema ESAR propõe-se a analisar os objetos de jogo para melhorar a escolha que deles se faz e para melhor compreender a criança que brinca. Portanto, esta classificação apresenta-se como um esquema de análise para avaliar a contribuição psicológica e pedagógica dos acessórios de jogo que as crianças têm habitualmente à mão, segundo as etapas do seu desenvolvimento. ...

A- DESENVOLVIMENTO

A- DIREITO DE BRINCAR
A ONU DEFENDE O DIREITO DA CRIANÇA A BRINCAR, ARTES E LAZER EM UM MOMENTO HISTÓRICO PARA AS CRIANÇAS

IPA - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar

As Nações Unidas adotam uma interpretação, em profundidade, dos direitos “ esquecidos” das crianças.

GENEBRA - (01 Fevereiro de 2013) - Hoje o Comitê das Nações Unidas para os Direitos da Criança anunciou a adoção de um documento oficial, ou “Comentário Geral” (GC), que clarifica para os governos ao redor do mundo, o significado e a importância do Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança (CRC). Ele assegura que “Os Estados Parte” reconhecem o direito da criança ao descanso e lazer, a participar do brincar e das atividades recreativas.... e a participar livremente da vida cultural e das artes.”
O Artigo 31 tem sido, por muito tempo, “o artigo esquecido” da Convenção. O Comentário Geral adotado hoje, no entanto, irá corrigir este erro, definindo claramente as responsabilidades dos governos, que estão implícitas no referido artigo.

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A- FORMAÇÃO

A- IMAGINÁRIO INFANTIL
O PAPEL DA BRUXA NO IMAGINÁRIO INFANTIL

Fabiane de Amorim Almeida/Marcia Cecilia Vianna Canete/Edda Bomtempo

Os contos fazem parte do universo infantil e tem papel importante no desenvolvimento. Este estudo propõe-se a identificar os significados atribuídos pela criança à figura da bruxa e verificar a existência de variações em suns representações mentais quanto à imagem tradicional da bruxa. Foram entrevistadas 14 crianças de uma pré-escola com idade entre três e seis anos, solicitando-lhes que desenhassem uma bruxa e contassem uma historia sobre ela. Os dados possibilitaram identificar temas relacionados às características da bruxa, sua relação com os diferentes cantos e o que as crianças pensam a seu respeito. A imagem tradicional dessa personagem predominou nas representações mentais infantis, evidenciando que a magia dos cantos permanece no decorrer dos anos. ...

A- IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

A- PSICOLOGIA CORPORAL
PSICOTERAPIA CORPORAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ROCHA, Brasilda

Este trabalho tem por finalidade transmitir a vivência da técnica dos terapeutas neo-reichianos (Gerda Boyesen, David Boadella, Alexander Lowen e Stanley Keleman), associando a leitura psicanalítica epsicodramática à linguagem do brinquedo. Utilizamos o conceito de objeto intermediário dado pela leitura de Winnicott e a técnica do terapeuta ativo, em busca de um fluxo energético, dado pela leitura de Reich, bem como a necessidade de propiciar a rematrização de identidade, através da elaboração da brincadeira, dado pela leitura psicodramática, o conceito de Aberastury, que as brincadeiras correspondem às fases do desenvolvimento da criança.
Palavras-chaves: Corpo; Consciência; Criança; Psicologia Corporal ...

A- REL ADULTO E CRIANÇA
A REINVENÇÃO DA INFÂNCIA

Tânia Fortuna

O texto vai em busca da compreensão da infância atual.
Como são as crianças de hoje em dia? Por que as crianças parecem ser tão diferentes das crianças de antigamente? Para onde vai a infância? Perguntas como estas que afligem muitos adultos que se vêem às voltas com as tarefas de criar, cuidar e educar crianças são percorridas com brilhantismo pela autora que ao citar importantes autores reitera a importância do papel de adultos conscientes na reinvenção da infância.

Publicado como FORTUNA, T. R. " A reinvenção da infância" - Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, v.2, n. 6, p.18-21, dez.
2004/mar. 2005.
2 Pedagoga. Especialista em Piaget. Mestre em Psicologia Educacional. Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de
Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora geral do Programa de Extensão Universitária "Quem quer
brincar?" Endereço eletrônico: quemquerbrincar@edu.ufrgs.br ...

A-PALAVRA DE BRINQUEDISTA

CD-MÚSICAS E HISTÓRIAS

S - MEIO AMBIENTE

S-CAPACITAÇÃO/FORMAÇÃO

 

 
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