O BRINCAR E O AMBIENTE

Enviado por: Cecília Aflalo Data: 12/03/2007
Título: O brincar se manifesta em qualquer ambiente?
Mensagem
O que torna o "Meio Ambiente", seja ele natural ou criado pelo homem, um tema significativo entre tantas coisas, é a sua interação com o indivíduo. Como ele influencia a sua vida ou é influenciado por ele. Neste sentido, o tipo de ambiente e a forma como este se apresenta também são fundamentais para que a brincadeira se manifeste. Tanto a natureza com toda a sua variedade ou uma brinquedoteca com inúmeros brinquedos como uma simples sala de aula ou quintal de terra batida podem enriquecer o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da superação de incontáveis desafios. No entanto, temos tido muitas dificuldades em integrar nossas propostas teóricas mais nobres sobre o lúdico às questões da qualidade do ambiente onde o brincar possa vir a acontecer. Qualidade esta que no seu sentido mais amplo, implica em vários aspectos importantes a serem considerados - físicos, psíquicos, emocionais, cognitivos, culturais entre outros.

A idéia é abrir um tema de reflexão para que aqui possam ser colocadas observações, dúvidas, críticas e sugestões sobre um assunto que está intimamente ligado tanto às preocupações da educação formal e informal como das questões do desenvolvimento e da formação mais ampla das novas gerações. Como fazer "re- viver" a espontaneidade da ludicidade de forma integrada e permanente em vários ambientes: na natureza, nas salas de aulas, nos recreios das escolas, nas creches, nas casas, nos condomínios murados, nos hospitais, nos presídios, nos parques e outros espaços urbanos?


Comentários

Enviado por : Rúbia Renata Neves Gonzaga Data: 17/07/2007
Sem dúvida alguma, o ambiente precisa estar configurado para que a criança possa brincar, aprender, viver e reviver situações que possibilitem uma ação criadora sobre esse mesmo ambiente. Mas, em oposição, o que presenciamos em muitas escolas é um ambiente pobre em estímulos, não pensado para a criança mas para um robô.

Enviado por : Maria Lucia Dantas Data: 16/06/2007
Não há dúvida que o brincar é fundamental para a infância, pois são envolvidos vários conhecimentos no ato lúdico, porém na sociedade brasileira a ênfase está na leitura e escrita.
No Ensino fundamental é grande a minha angústia, pois as cranças estão na infância e não viver o brincar porque a gestão escolar é burocratica, os recursos físicos e materiais não são adequados e como conseqüência a indisciplia, professores desmotivados e um recreio violento.
Nossas crianças não tem a vivência do brincar na rua, com os amigos e com a famíla.
Os valores são outros não há espaço, a violência e o trabalho está fazendo das crianças seres passíveis, agressivos, sem criatividade etc.
E a Escola um espaço para proporcionar a riqueza do lúdico e aprender com o brincar tem o olhar para a "alfabetização".
Afinal quando iremos acordar que estamos vivendo numa sociedade contemporânea que o consumo e o ter é o primordial?
E qual é o papel da Escola nesta sociedade?
Estamos andando do lado ao contrário.
É PRECISO GRITAR PARA OS EDUCADORES:
A ESCOLA É O ESPAÇO TAMBÉM E/OU PRINCIPAL PARA VIVER A INFÂNCIA - O BRINCAR.
Meu comentário é porque vivo uma situação em que o Diretor da Escola que leciono e faço estudo de caso para a minha pós-graduação o comentei que a hora lúdica realizei na minha casa porque a escola não tem brinquedoteca para o meu espanto "Claro que sim, não se faz necessário uma brinquedoteca aqui na escola."
É tão grave está situação porque estamos recebendo crianças de 6 anos.
Questiono. Por que os educandos ao chegar no final do ciclo 8ª série não sabe ler e escrever?
Aonde que esta falhando?
Tenho minhas reflexões, porém santo de casa não faz milagres.
Sou a gota do Oceano.
Isso porque tenho o prazer de lecionar na Educação Infantil e é prazeroso brincar.

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